+55 83 98803-1718
contato@reul.adv.br

Notícias

Escritório 100% Digital

Nova súmula do STJ trata de ação indenizatória por dano moral

A Corte Especial do STJ aprovou nova súmula na sessão desta quarta-feira, 2. A súmula 642 (do projeto 1.237) trata de ação indenizatória e foi relatada pelo ministro Benedito Gonçalves. Confira a redação: “O direito à indenização por danos morais transmite com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar…
Leia mais

Pandemia: TJPB decide que empresa de eventos não precisa devolver valores a consumidor em decorrência de remarcação

A pandemia da COVID-19 causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) já é considerada como uma das maiores da história da humanidade, tratando-se de uma doença respiratória grave que possui rápida disseminação e considerável índice de letalidade entre as pessoas infectadas. A doença foi identificada inicialmente em Wuhan, na China, e logo se espalhou por todo o…
Leia mais

Lei desobriga reembolso por eventos cancelados em razão da Covid-19

Após pouco mais de quatro meses da publicação no Diário Oficial da União, o Congresso Nacional votou no último dia 31 pela conversão da Medida Provisória 948/2020 na Lei 14.046, de 24 de agosto de 2020. O texto final aprovado pelo Congresso apresenta algumas alterações em relação à MP. Contudo, a premissa de manter os…
Leia mais

As três ondas de transformação do Universo Jurídico no mundo pós-pandemia

O Direito passará por três ondas de transformação no mundo pós-pandemia. Elas não são exatamente sequenciais e podem coexistir. Além disso, é possível que não se confirmem exatamente como descrito neste texto. Mas alguns elementos provavelmente estarão presentes e serão presenciados por todos nós. Entenda cada uma das ondas a seguir: As três ondas de…
Leia mais

Digital Influencer responde por golpe dado por loja que indicou

Influenciador digital responde objetivamente por compra feita em loja que indicou. Com esse entendimento, o Juizado Especial Cível de Barra Mansa condenou a influencer Virgínia Fonseca a restituir a uma mulher R$ 2.639,90. A autora da ação comprou um celular iPhone 8 Plus na loja indicada por Virgínia, mas não recebeu o aparelho. A ré recorreu, mas o…
Leia mais

Sancionada lei que trata sobre normas do ano letivo escolar

Com a suspensão de aulas em função do novo coronavírus, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que determina a reorganização do calendário escolar. Com isso, as escolas de educação básica e instituições de ensino superior ficam liberadas de cumprirem, em 2020, o mínimo de dias letivos previsto em lei. Mas a carga horária deverá ser mantida, com exceção…
Leia mais

A responsabilidade civil do influencer digital e a vulnerabilidade do consumidor

Introdução Em um cenário em que as novas tecnologias são incorporadas rapidamente ao cotidiano social, ao analisarmos as modificações sofridas na maneira pela qual se faz publicidade, é possível perceber as grandes mudanças sociais provocadas pela internet. O advento de novas formas de interações entre as pessoas, refletiu em significantes mudanças comportamentais, focadas no imediatismo,…
Leia mais

Haters, fakes e a “cultura do cancelamento”

No mundo da internet, principalmente no terreno das redes sociais, é fácil ler que determinada pessoa foi cancelada. A expressão diz respeito à chamada “cultura do cancelamento”, termo que foi considerado o de maior destaque de 2018 e de 2019 pelo Dicionário Macquarie, por causa da disseminação ocorrida nas redes sociais pelo mundo. Não se sabe ao certo…
Leia mais

“Golpe do motoboy” causa prejuízos a clientes bancários

Em tempos de pandemia, muitas pessoas estão sendo alvo de quadrilhas especializadas em vários tipos de fraudes. O mais novo, conhecido como ‘golpe do motoboy’ está fazendo vítimas no país inteiro com o seguinte modus operandi: uma ligação é feita para confirmar “movimentações suspeitas” em conta corrente ou cartão de crédito; em seguida, pedem que…
Leia mais

Construtora devolverá valores após atraso na entrega de imóvel

A 8ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão na qual uma empresa do ramo imobiliário foi condenada à devolução integral de valor pago em imóvel por um casal de compradores. O colegiado verificou que a expedição do “habite-se” ocorreu em data posterior ao prazo previsto, sem notícias da efetiva entrega das chaves. Um…
Leia mais